Muitas mamães tem muitas dúvidas nos pós-parto. Assim fomos atrás de algumas informações úteis que podem ajudar nesse período de tanta descoberta que é o pós-parto.
-Devo usar cinta após o parto? A distensão dos músculos da parede do abdome provoca uma sensação de vazio e flacidez que normalmente causa insegurança. A cinta vai ajudar a aliviar esse incômodo. No caso de cesárea, no entanto, é necessário aguardar a primeira evacuação. E tomar cuidado para não abusar por muito tempo, pois são exercícios que farão os músculos voltarem ao lugar. Só a cinta não adianta.
– Posso carregar peso após a cesariana? Teoricamente, deve-se evitar – afinal, trata-se de uma cirurgia, mas costuma-se usar o bebê como parâmetro de peso máximo no primeiro mês.
– tenho um filho mais velho que me pede colo. Os pontos da cesariana podem se romper? Isso raramente acontece, mas o esforço pode atrapalhar a cicatrização e provocar dores.
– Tive parto normal e me sinto ótima, mas um dos pontos parece inchado. Isso é normal? Todos os pontos incham um pouco por causa da cicatrização. Mas se um estiver diferente deve-se solicitar avaliação do médico.
– Vou sentir dor nas primeiras penetrações, já que meu parto foi normal? Não, a cicatriz não causa dor. Se houver dor, provavelmente estará relacionada a outros problemas.
– Não deu tempo de o médico fazer episiotomia. Vou ficar flácida? Nos últimos anos, vários trabalhos mostram que a episiotomia não deve ser feita indiscriminadamente para todas as mulheres. Ou seja, a ausência de episiotomia não é fator determinante da flacidez vaginal.
– Acabo de chegar da maternidade e meus pés estão mais inchados que durante a gravidez. Isso é normal? Todo o excesso de líquido (bastante) que você tinha na gravidez agora não é mais necessário. Ele será reabsorvido e eliminado. Com a gravidade (da terra), a tendência é que ele vá para as pernas e pés. Por volta da primeira semana, isso já estará resolvido.
– Em que casos devo ligar para o obstetra? Aumento da dor ou do sangramento, depressão ou em caso de dúvidas.
– Quando terei que voltar ao ginecologista para uma nova consulta? Em sete a catorze dias, para verificação da cirurgia (em parto normal ou cesárea).
– Meu parto foi normal e acabo de voltar para casa. Preciso de repouso? Um repouso normal. Nada de ficar deitada o tempo todo.
Fonte: Livro Mãe...e agora?
Dra. Carla Góes Sallet